domingo, 21 de julho de 2013

Parto de Lótus

Que ser mãe é passar por várias mudanças, é aprender um monte de coisas, é virar a vida de pernas para o ar (no bom sentido)....isso todas sabemos. Mas o que muitas de nós não sabemos antes de ter um filho (a não ser que você seja uma médica ou uma profissional da saúde) é que as descobertas vão muito além do “cuidar e criar um filho”. Aos poucos você começa a conhecer coisas que nem imaginava que também poderiam fazer parte desse processo: o “famoso” parto humanizado, a possibilidade de um parto em casa, o lotus birth, a possibilidade de não vacinar a criança.... E a lista não deve mais ter fim.

Entre todas essas “novidades” na vida de uma mãe, hoje resolvi escrever sobre o “lotus birth” ou “parto de lótus”. O Parto de Lótus é um processo de nascimento em que o cordão umbilical não é cortado no momento do parto,  mas o bebê continua ligado a sua placenta.  Alguns dias após o nascimento (de 2 a 10 dias) o cordão se separa em modo natural do umbigo do recém-nascido. O desprendimento ocorre quando bebê e placenta realmente concluiram o seu relacionamento e decidem que é hora da separação.

Esse ritual, antes de 1974, havia sido descrito apenas em chimpanzés. Foi quando Clair; Lotus (grávida e vivendo na Califórnia) começou a questionar o corte do cordão umbilical. Sua pesquisa levou-a atá a  um obstetra que era simpático aos seus desejos, e então seu filho Trimurti, nasceu no hospital  e foi levado para casa com o cordão sem cortes. E assim, o Parto de Lótus foi nomeado e semeado por Clair de Jeannine Parvati Baker nos EUA e Rachana Shivam na Austrália. E ambas têm sido fortes defensores desta prática.

Desde 1974, muitos bebês já nasceram dessa forma, incluindo os bebês nascidos em casa e no hospital, na terra e na água, e até mesmo por cesarianas. O Parto de Lótus é uma extensão do belo e lógico do parto natural, e nos convida a recuperar o estágio chamado terceiro nascimento, e honrar a placenta, primeira fonte de alimentação para o nosso bebê.  

Para ficar ainda mais clara a cultura do Parto de Lótus, leia abaixo o texto extrato do livro ” Lotus Birth” – de Shivam Rachana:

"Crianças nascidas através do parto de Lótus recebem todo o valiosíssimo sangue do cordão umbilical presente no momento do nascimento. Com o peso equivalente a cerca de 1/3 do suprimento total de sangue do recém-nascido, o sangue desse cordão, que é de fato o depósito de sangue da placenta do bebê , é rico e único, contendo células-tronco, ferro, oxigênio, hormônios e enzimas. Esse sangue é para garantir aos órgãos vitais do bebê a quantidade total de sangue da placenta necessária para uma ótima saúde neonatal. Após receber a transfusão total do sangue da placenta, o fígado, os rins, o coração, os intestinos, a pele, o aparelho digestivo e o cérebro do bebê estarão repletos desse sangue vital, e funcionarão plenamente, como pretendido pela natureza. Com o cordão ainda preso à placenta, o fígado e os rins imaturos são amparados na eliminação dos excessos do corpo do bebê imediatamente após o nascimento, o que permite a descarga dos hormônios do estresse cortisol e adrenalina. O Parto de Lótus leva em consideração os corpos energéticos sutis: a aura e os chakras, que são devidamente descritos e localizados nos sistemas de saúde orientais como acupuntura e shiatsu. O chackra do umbigo é o principal centro de energia do corpo. O Parto de Lótus não compromete esse chakra , o que, para muitos acarreta enormes benefícios para a saúde futura da criança."


Eu gosto muito da “teoria” do parto de lótus, sinceramente, não sei se já estou preparada para praticá-lo, mas..... quem sabe em um futuro. E você? 

*para incrementar a leitura: 
http://vilamamifera.com/mulheresempoderadas/parto-de-lotus-voce-ja-pensou-sobre-isso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não possue uma conta google mas gostaria de fazer um comentário é só escolher a opção "Anônimo" no ítem "Comentar como"